Se você ou sua empresa não precisaram de um advogado até o momento, tenha certeza de que este dia chegará. Isto é fato!
E não se trata de um presságio ou coisa do gênero, mais de uma necessidade na vida de qualquer um, seja pessoa física ou jurídica. Podemos comparar os serviços de um advogado, por exemplo, a um plano de saúde ou mesmo um seguro de carro. Você paga esperando não usar, mais se precisar, tem a certeza de que estará bem amparado.
E é disso que se trata a advocacia preventiva, que atua tanto no âmbito familiar como no empresarial.
Novamente em analogia a medicina, a muito tempo atrás era de costume se ter um médico de família, que em qualquer febre, mal-estar ou até mesmo parto, era chamado pela família do paciente que o atendia em seu próprio domicilio, prestando todo atendimento e cuidado, pessoalmente. O mesmo acontecia com o advogado, que cuidava de todos os problemas daquela família, seja em virtude do falecimento de algum membro da família, incapacidade de qualquer pessoa por conta de uma doença, divergências com vizinhos, funcionários da casa, e por aí vai.
Nova forma de trabalhar
E com o passar dos tempos, tanto os médicos como os advogados foram mudando sua forma de trabalhar, abriram seus escritórios, formaram uma equipe capacitada e passaram a prestar seus atendimentos no seu próprio estabelecimento, e não mais sozinhos e na residência dos seus clientes.
Assim, a advocacia preventiva une a pessoalidade, comodidade e segurança numa coisa só. O cliente não tem apenas a garantia de estar bem aparado juridicamente para resolver um problema que já surgiu, más principalmente, possui um corpo jurídico capaz de prever e mitigar a maioria dos riscos que possam ocorrer.
Advocacia Preventiva Familiar
Na esfera familiar a prevenção pode ocorrer por meio de um planejamento sucessório, pacto antenupcial, contrato de namoro, escolha do regime de casamento, orientação na compra e venda de bens móveis ou imóveis, fiscalização da modalidade de trabalho dos funcionários da residência e muito mais.
Advocacia Preventiva Empresarial
Já no âmbito empresarial, a prestação de serviços atua desde a constituição da empresa, seu quadro social e integralização de quotas sócias, planejamento na formação da administração da empresa visando a sua continuidade no caso de falecimento dos sócios, relacionamento com fornecedores, clientes e funcionários, sendo essencial para uma vida útil e próspera desta empresa.
Nesta modalidade de advocacia, geralmente o advogado participa da rotina da família e da empresa, já que muitas das vezes é necessário estar presente no ambiente onde o cliente se encontra, ou seja, o advogado vai até o cliente e não o contrário, ainda que o escritório seja um ponto de apoio e um ambiente neutro para situações mais especificas, contribuindo para uma solução mais eficaz em casos de defesa do interesse do cliente.
Antecipação de possíveis problemas
Portanto, o advogado deixa de ser bombeiro (distinto apagador de incêndio), para ser um médico de rotina, que faz check-ups completos e constantes, antevendo os possíveis problemas que possam surgir para o cliente, minimizando os riscos, sendo âncora no processo de tomada de decisão apoiada e principalmente reduzindo os custos financeiros do cliente.
Receba mais informações sobre advocacia preventiva em Joinville e Maringá, mande sua mensagem via CONTATO ou chame pelo whatsapp